Nós Nações, Nacionalidades e Povos para promover a democracia ea paz duradoura e segurança em nosso país, a Etiópia, o crescimento económico e desenvolvimento social, e as oportunidades para o privilégio de usar a nossa própria determinação, livre exercício da determinação de construir juntos uma comunidade política baseada no Estado de direito e a vontade de nosso próprio, este para atingir o objectivo, violações étnica / nacionalidade individuais dos direitos fundamentais, a igualdade de género e valorizado, pois a diferença entre culturas e religiões empresa kele'ānidechi andar a importância de fazer nosso país, nosso país, nossa cultura de soja, nossa terra, nossa paisagem democrática, o país viveu em diferentes espaços em nosso desenvolvimento desde que o país, acreditamos que temos feito interesses e opiniões comuns, reconhecendo que na vinda acima com um destino comum é estabelecer uma história de atitude comum herdou uma conexão defeituosa de combate, combate, e fé na importância da construção de um exercício conjunto Pledge comunidade económica para promover apoio mútuo, betigilechinine qualquer sacrifício pela paz e democracia e do zelek'inetunilemeregeget'i esta é a Constituição dos objectivos acima referidos e crenças dispositivo legelets'inechewi inidihoneni'inidiwekiluni-ons belekinechewi tewekeyochecheni através de 29 de novembro de 1987, o dia da assembléia aprovou hoje a constituição.
Ele contém 106 parágrafos da constituição -11 capítulos.
Tanto o Inglês e amárico WebM.
Grátis e fácil de ler offline.
Em relação à Constituição da República Federal Democrática da Etiópia;
República Federal Democrática da Etiópia, é a lei suprema; A constituição atual, que chegou ao poder em 21 de Agosto de 1995.
Em dezembro de 1994, a Constituição foi adoptada em Junho de 1994, o governo de transição da Etiópia eleito em Maio-Junho de 1995 e realizou eleições gerais a Assembléia Constituinte que o poder foi tirado.
Este Representantes das nove regiões de base étnica e do Conselho do Conselho da Federação, o parlamento prevê pagas regulamentado pelo governo federal.
O chefe do governo, o primeiro-ministro e ao Conselho, o poder executivo nas mãos de um conselho estabelece um sistema parlamentar com um presidente cerimonial.
A Constituição estipula claramente um conjunto de direitos humanos fundamentais; O artigo 13 estabelece que esses direitos e liberdades Declaração dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e outros instrumentos internacionais de acordo com a interpretação da Etiópia.
O documento ainda amárico é a língua de trabalho do Iluminismo, mas o governo federal irá garantir que todas as línguas da Etiópia desfrutar de reconhecimento de estatuto de igualdade.
O governo central da Etiópia tem cultura estritamente privado e de alta, um exemplo é seguido pela Frente Etíope Popular Revolucionário Democrático (agora o governo em coordenação), apesar dos limites constitucionais do poder federal. A primeira eleição geral realizada após a aprovação, a Constituição de 2000 foi uma escolha. Etiópia, 1987, houve três constituição anterior, a fim de ser constitucional anterior.